Gerir adequadamente o estoque deve ser prioridade em qualquer empresa, seja no e-commerce ou lojas físicas, e uma das maneiras eficientes de fazer essa gestão é utilizar ferramentas modernas como o VMI.

O Vendor Managed Inventory, ou Estoque Gerido pelo Fornecedor, em português, é uma maneira de antever as demandas do seu negócio para não ter que depender simplesmente dos achismos e conseguir um atendimento de excelência para seus clientes.

Talvez você não esteja familiarizado com esse dispositivo de gestão, por isso, preparamos este conteúdo completo para te contar o que é essa dinâmica, quais as principais ferramentas do mercado e como ela é importantíssima para a supply chain e a logística da sua empresa.

Boa leitura.

O que é o VMI?

VMI é a sigla para Vendor Managed Inventory, que em uma tradução livre seria Estoque Gerido pelo Fornecedor, e é uma das técnicas de gestão de estoque que mais se provaram eficientes para um fluxo equilibrado de mercadorias.

Sabemos que ter estoque em excesso é um problema, e faltar produtos então, nem se fala, por isso que o gerenciamento preciso da logística é o sonho de todo varejista e com o VMI se torna realizável.

Essa solução se manifesta por meio de uma ferramenta que usa tecnologia para estabilizar os níveis de estoque de acordo com a previsão de demanda e do ritmo de vendas de cada negócio.

O software faz isso simplesmente dando ao fornecedor acesso aos dados de venda e de movimentação de estoque do seu varejo, podendo assim realizar o reabastecimento de forma mais assertiva, sempre em acordo com o lojista para aprimorar ainda mais esse processo de cadeia de suprimentos.

vantagens vmi

Quais as vantagens do VMI?

Estoque equilibrado já seria vantagem o suficiente para usar o Vendor Managed Inventory, pois só isso te livra de várias dores de cabeça.

Mas, para além dessa organização, a ferramenta também vem com outros benefícios na bagagem que vão brilhar os olhos de qualquer varejista, sejam donos de loja física ou atuando no e-commerce.

Acompanhe a seguir as principais vantagens de ter um sistema de Vendor Managed Inventory operando no seu negócio:

– Redução de custos

Com um fluxo adequado de mercadorias, a logística da sua loja ficará bem mais otimizada e, consequentemente, com uma boa economia com o transporte de produtos.

Além disso, os níveis de estoque serão menores, uma vez que as reposições serão executadas no tempo certo, o que vai permitir que sua loja precise de menos espaço físico para operar.

Sem falar que diminui muito o risco de excesso, o que sempre é um problema, pois gera gargalo na produção e força o varejo a perder margem fazendo queima de estoque e liquidações.

– Excelência operacional

Quanto mais otimizado o processo mais a sua operação será aprimorada e os reflexos disso vão aparecer no bom atendimento ao consumidor e na diminuição de falhas.

Imagine alguém entrar no seu site e efetuar uma compra, e quando for pegar o produto para o envio ele não estiver disponível no estoque. Seria um pesadelo, mas sabemos que acontece muito.

Com um VMI eficiente, conectado aos seus fornecedores, as chances desses erros acontecerem serão amplamente minimizadas.

– Precisão das informações

As melhores soluções de Vendor Managed Inventory vão fornecer informações precisas para o seu fornecedor, mais do que isso, serão transmitidos dados em tempo real, ou seja, sua operação fica ainda mais equilibrada.

Por isso, para otimizar o uso da ferramenta, é importante fazer uma boa projeção de demanda para ter uma reposição mais eficiente.

– Analisar demandas potenciais

Quando indústria e varejo conseguem estar tão conectados assim, fica muito mais fácil visualizar as oportunidades do seu mercado, provisionar a demanda e fazer uma diversificação do mix de produtos da sua loja.

Com isso, seu atendimento se torna ainda mais exclusivo e completo.

Como aplicar o VMI?

O Vendor Managed Inventory é uma ferramenta tecnológica que pode ser disponibilizada por meio de uma plataforma de acesso online ou software instalado nas máquinas. O grande pulo do gato é ter conexão com o fornecedor para ter os dados em tempo real.

E não tem como dizer qual opção do mercado vai ser a ideal para o seu negócio, porque é preciso considerar as suas necessidades logísticas, seu mix de produtos, entre outros fatores.

Não só isso, é preciso entender algo que vai além do uso da tecnologia.

Como usar o VMI?

A ferramenta vai oferecer uma boa organização para seu estoque e para sua supply chain, mas, apesar da tecnologia ser uma grande alavanca, ainda é preciso ter o fator humano envolvido.

Isso porquem os envolvidos no processo de varejo terão suas responsabilidades para desempenhar em ambas as pontas para que o uso da solução seja de fato otimizado.

Por isso que o gestor é quem precisa usar o Vendor Managed Inventory, gerenciando expectativas e tendo uma visão realista da demanda da lógica para poder embasar seus planejamentos em dados reais e assim ter uma operação mais eficiente.

VMI e a tecnologia: entenda a relação entre eles

Muitos processos da cadeia de suprimentos são repetitivos e mecânicos, por isso, a digitalização vem em primeira instância diminuir o tempo e o trabalho empregados na organização dos processos logísticos.

Os processos são repetitivos, porém são muito precisos e não pode haver erros nos dados, e a automação cumpre essas duas funções.

Além disso, a tecnologia e o VMI permitem também:

  • Padronização de indicadores
  • Automatização e simplificação de processos
  • Integração dos dados
  • Relatórios de desempenho

Conclusão

O Vendor Managed Inventory é o caminho mais simples e eficaz para manter o estoque da sua loja equilibrado economizando assim tempo e dinheiro com a logística do seu negócio.

Das muitas plataformas disponíveis no mercado, a nossa é a que mais reúne predicados para fazer seu negócio vender mais.

Tanto que nossa solução se chama vend+ e tem ferramentas pensadas para o melhor gerenciamento do seu estoque e também para otimizar as vendas da sua loja.

Conheça o vend+ da Weduu e melhore a cadeia de suprimentos do seu negócio.