Sortimento é um termo utilizado na organização de estoque e prateleiras de loja para caracterizar a variedade de produtos oferecidos em um estabelecimento, tanto em lojas físicas quanto em e-commerce.
Esse conceito foi definido por dois renomados professores de gestão de varejo, Michael Levy e Barton Weitz, e é muito importante para a cadeia de suprimentos de um negócio.
Criando um plano eficiente de sortimento, você otimiza o seu estoque, elimina desperdício e consegue atender de forma mais assertiva os anseios dos seus consumidores.
Então, como você vai criar um plano de sortimento? Acompanhe aqui com a gente tudo que você precisa saber sobre o assunto para organizar os seus produtos.
Boa leitura.
O que é sortimento
A variedade de produtos disponíveis para venda dentro de um comércio é o que é chamado de sortimento, conceito definido por Michael Levy e Barton Weitz, duas referências acadêmicas em gestão de varejo.
No e-commerce funciona muito bem, sendo diretamente relacionado ao conjunto de SKUs da sua loja, que são os códigos que vão identificar e organizar a mercadoria no estoque e também no mostruário do seu site.
A forma mais simples de entendermos o conceito é considerar que as fábricas produzem inúmeras variações de suas mercadorias, demandando assim uma organização mais eficiente e também oferecendo ao público final mais opções de compra.
Entenda a importância do sortimento
Uma boa gestão de sortimento não serve apenas para organizar melhor o seu estoque e sua vitrine, mas também é vital para encontrar o ponto de equilíbrio do que seu negócio oferece e do que é de fato absorvido pelo mercado.
Ainda mais na internet, onde a competição é ainda mais ampla, é preciso oferecer várias opções nas suas lojas, e mesmo os produtos mais simples vão precisar de variações para atingirem o maior número de clientes.
Mas aqui vale trazer novamente o conceito do equilíbrio, pois é como diz o jargão popular: “quem vende tudo não vende nada”.
Ou seja, se tiver muitas opções, isso só vai causar confusão no cliente e deixá-lo mais longe de efetivamente fazer a compra.
Uma gestão de sortimento deixa seu estoque enxuto e sua loja oferece somente os produtos que realmente terão demanda ativa.
Claro que isso não impede que produtos saiam de linha e depois retornem, principalmente em caráter promocional e/ou sazonal.
Planejamento de sortimento: saiba como montar
Acreditamos que o conceito de sortimento tenha ficado claro, então, nada melhor que vermos na prática as formas de planejar essa organização e aplicá-la na operação do seu negócio.
Confira a seguir alguns passos que podem te ajudar a estruturar o sortimento de produtos.
– Estude seu público
A ideia por trás do sortimento é deixar seu negócio apenas com os produtos que estão mais alinhados com as demandas para que possa ter um giro de estoque eficiente.
A forma de fazer isso é estudando bem o seu público para conseguir mapear os principais interesses e colocar à disposição apenas o que está no radar de interesses dos seus consumidores.
Faça um levantamento amplo, considerando principalmente a jornada de compra do seu cliente em potencial, para que o ciclo de vendas possa ser otimizado. Assim você terá dados para otimizar ainda mais a sua cadeia de suprimentos.
– Defina metas
Em alguns casos, haverá produtos que você vai querer oferecer na sua operação, o público vai de fato ter o devido interesse, porém não será viável no momento inserir na sua linha.
Por isso que uma das etapas para uma boa gestão de sortimentos é definir metas, e essas podem ser de vendas ou de aquisição de novos produtos, pois, por mais que seja interessante ter muitas opções, é ideal fazer isso com estratégia definida.
Produtos que você já sabe que terão apelo com seus consumidores, faça eventos de lançamento, se possível, com promoções.
– Conheça o ciclo de vida dos produtos
Quando você conhece o ciclo de vida dos produtos, a reposição deles fica bem mais assertiva e seu planejamento pode ser mais eficiente.
Alguns produtos têm giro mais rápido, portanto, podem ter mais variedade à disposição, justamente para se beneficiar dessa rotatividade alta.
Produtos de ciclos mais longos podem não ser tão interessantes assim, pois a variedade de opções pode gerar confusão nos clientes e atrasar ainda mais o ciclo de compra.
– Mapeie os processos
Reúna dados de todas as etapas e utilize isso para mapear melhor os processos de organização e até efetuar previsão de demanda para conseguir ter sempre um estoque enxuto com pouquíssimo desperdício.
– Trace as estratégias
Com o máximo de dados reunidos, as suas estratégias de planejamento de sortimento serão bem mais eficientes, pois, conhecendo o público, conhecendo seus produtos e tendo noção da previsão de demanda, sua loja terá sempre produtos de alta rotatividade à disposição.
– Acompanhe e avalie os resultados
Coloque suas estratégias em prática e monitore os resultados, pois eles serão vitais para otimizar as estratégias de sortimento na sua loja.
A melhor forma de ter resultados é estabelecendo métricas, e para fazer isso invista em tecnologias para gestão dos pedidos e do estoque.
Eficiência no sortimento: saiba como garantir
Se você seguir os passos que descrevemos no tópico acima, as chances são que o sortimento na sua empresa será muito eficiente, mas isso não quer dizer que será perfeito.
Muitos fatores influenciam na demanda e esses estão fora do seu controle, porém, quanto mais dados você tiver, fica mais fácil rearranjar suas operações para se adaptar.
Com um bom software de gestão de estoque e de pedidos, você automatiza processos e tem acesso a relatórios para manter tudo funcionando com eficiência.
Como definir o sortimento
Em uma loja física, o sortimento pode ser definido por meio de inventários recorrentes para que você tenha noção do seu estoque e possa organizar melhor os produtos que ficarão à disposição.
Caso tenha um e-commerce, a melhor forma é utilizar um software como o vend+, que unifica em uma única interface os pedidos que entram e a gestão do estoque, permitindo que você ofereça variedade de produtos sem ficar perdido.
Conheça nossa solução para fazer um sortimento eficiente.
Conclusão
O conceito de sortimento não é novo no varejo, mas com a expansão dos e-commerces se torna cada vez mais fundamental para o sucesso das lojas.
Agora que você entende a importância disso, é ideal conhecer soluções que vão facilitar essa gestão, conheça o vend+ da Weduu.