A gestão de estoque é o ato de estabelecer o equilíbrio ideal de ter produtos suficientes para atender a demanda sem comprometer muito capital em estoque. E o que é isso na prática, você deve estar se perguntando.  O gerenciamento de estoque refere-se aos processos e sistemas usados para rastrear e controlar os níveis de estoque dentro de uma empresa. Por que isso é importante?  Acompanhar de perto os níveis de estoque permite que as empresas evitem rupturas ou excesso de estoque, os quais podem ter impactos financeiros negativos no caixa da organização e no atendimento aos clientes. Por isso, compreender a fundo a gestão de estoque e ter ferramentas modernas para gerenciá-lo de forma eficiente vai ser fundamental para o sucesso da sua loja. Confira dicas práticas para atingir esse equilíbrio no seu estoque.

O que é gestão de estoque?

O objetivo primário da gestão de estoque é organizar as suas mercadorias de acordo com as demandas da sua empresa, inclusive pensando na previsão de vendas que seu negócio irá fazer. Para atingir o equilíbrio perfeito na gestão é preciso garantir que não faltem produtos nas prateleiras, mas que haja giro suficiente para que o estoque não fique com mercadorias paradas por muito tempo, principalmente se forem perecíveis. Essa organização também beneficia a formação de um mix de produtos eficiente que permita que sua loja possa oferecer uma variedade de opções aos seus clientes, sem que itens fiquem sobrando. Vale reforçar que utilizar táticas como promoções e queima de estoque são maneiras de girar seu estoque para não ficar com mercadorias paradas.

Qual a importância da gestão de estoque para as empresas?

Um dos pontos de maior relevância e importância dessa gestão é considerar o valor do seu estoque, afinal, ele é de fato um grande ativo do seu negócio e precisa ser gerido corretamente. Como falamos, liquidações são formas de promover giro no estoque, mas te faz abrir mão de margem de lucro, por isso que a gestão eficiente é a melhor maneira de garantir que vai extrair o maior valor de toda aquela mercadoria armazenada. É válido dizer que essa organização fina e eficiente vai levar tempo, pois é na prática que você vai compreender melhor o comportamento do seu mercado e da sua demanda, mas um bom planejamento pode te ajudar a mapear e até fazer uma boa previsão de demanda. vantagens gestao de estoque

Entenda também sobre automatização de vendas e as suas vantagens

Quais as vantagens de uma gestão eficiente para sua empresa?

De cara, o fato da gestão de estoque diminuir ou até zerar o desperdício já é uma baita vantagem competitiva para o seu negócio e por isso deve ser considerada como prioridade na organização da sua loja. Principalmente agregando tecnologias para fazer essa organização, os resultados são ainda maiores, e podemos listar outros benefícios que são:

  • Redução de custos evitando desperdício e otimizando transporte.
  • Aumento de produtividade, pois fica mais fácil para separação e envio de produtos.
  • Planejamento de compras mais preciso, permitindo a reposição mais assertiva das mercadorias.
  • Oportunidades de negócio mais vantajosas com seus fornecedores.
  • Melhora o relacionamento com o cliente garantindo entregas mais rápidas e variedade de itens.

como fazer gestao de estoque

Como fazer o gerenciamento de estoque de forma otimizada?

Você quer saber como fazer a gestão de estoque? Atualmente não tem forma melhor do que utilizando tecnologia para organizar seu estoque, e isso vai funcionar tanto para loja física e mais ainda no e-commerce. Mas antes mesmo de inserir alguma tecnologia, há outras maneiras de começar a estruturar a sua loja para facilitar a sua gestão. A seguir separamos algumas dicas práticas para você aplicar.

Organize o estoque

Talvez você até tenha uma organização mínima do seu estoque, mas aqui estamos falando de algo mais otimizado que considere as saídas de produtos dentro de uma ordem do que sai mais e o que sai menos. Considerar a sazonalidade também é importante, pois geralmente alguns períodos do ano têm mais vendas de alguns tipos de produto, e até mesmo dentro de um mês podem haver picos de compras e sua organização deve considerar isso.

Faça o cadastro dos produtos com código único

Isso é algo que quem está há muito tempo no e-commerce sabe da importância: ter códigos específicos para cada produto, como o SKU (Stock Keeping Unit), que define bem cada item do seu estoque. Caso você já tenha um software de gestão, esses códigos vão ser ainda mais eficientes, mas, mesmo para controlar com uma planilha eletrônica, ter tudo devidamente codificado facilitará e muito seu controle. Principalmente para execução de inventários periódicos, os códigos vão salvar a sua vida.

Padronize o cadastro dos itens do estoque

Divida por categorias os seus produtos para estabelecer padrões que vão agilizar o cadastro dos itens no dia a dia. Quanto mais dados tiver, melhor será para organizar e gerir o seu estoque.

Acompanhe entradas e saídas

O ideal é fazer os registros de entrada e saída de produto em tempo real, e aqui vamos ser repetitivos, mas softwares de gestão vão permitir que você faça isso de maneira automatizada, inclusive com integração com seus fornecedores, que será nosso próximo tópico.

Tenha bons fornecedores

Não apenas ter bons fornecedores, mas também estabelecer um bom relacionamento com eles para que seu estoque possa ser reposto sempre a tempo de atender os clientes com eficiência. Se os fornecedores utilizarem softwares de gestão, é possível integrar e trocar os dados em tempo real para ter ainda mais eficiência.

Realize inventários periodicamente

Citamos acima e aqui vale reforçar a importância de inventários periódicos para ter um controle mais preciso do estoque. Há empresas que optam por fazer mini-inventários em intervalos mais curtos e uma vez por ano fazem um inventário mais minucioso.

Invista em tecnologia para integrar os processos

Não tem jeito, se quer uma gestão de estoque otimizada, investir em ferramentas tecnológicas é o caminho mais eficiente e para isso existem vários softwares. Aqui na Weduu, por exemplo, nossas soluções são as mais completas, pois gerenciamos desde os pedidos até as entregas dos produtos, com opções que cabem em qualquer tipo de orçamento.  Conheça mais sobre nossas ferramentas de gestão de estoque e de vendas.

Acompanhe os principais indicadores de desempenho

Como nossa dica final, recomendamos que você acompanhe sempre os relatórios de desempenho e estabeleça KPI (indicadores de performance) para elaborar algumas metas de vendas e organizar o estoque para atender as demandas futuras.

Conclusão

A gestão de estoque é fundamental para toda empresa (bem como processos de gestão de vendas ou compras), mas para o varejista ela é vital para a eficiência da operação, em especial para quem opera no e-commerce. Aplique essas dicas para estruturar e organizar seu estoque e suas entregas e conte com as soluções da Weduu para uma gestão otimizada.