Invariavelmente, toda empresa precisa vender, pois é isso que traz a renda necessária para que o negócio se sustente financeiramente. A tecnologia atual tem revolucionado os processos, e a automatização de vendas é uma das ferramentas que todo empreendedor precisa conhecer e aplicar adequadamente para ter um canal de aquisições eficiente. Portanto, se você não conhece a fundo o assunto ou ainda não se convenceu da importância das ferramentas e soluções de automação de vendas, preparamos este conteúdo para te mostrar o quanto isso é fundamental para o seu negócio. Até porque as chances são que seus concorrentes já estão utilizando e aumentando as suas fatias do mercado, então, postergar isso pode ser perda de tempo. Boa leitura.
O que é automação de vendas?
A automação, ou automatização de vendas, são vários recursos e ferramentas utilizados para montar uma estrutura em que seja exigida pouca interferência humana para que um lead se converta em cliente. Essas estratégias dependem muito de softwares e soluções digitais, bem como um amplo conhecimento de marketing para estruturar um funil de vendas ou uma jornada de compra para os clientes de uma instituição. Geralmente, o quão automatizadas serão as etapas vai depender muito da natureza dos produtos e serviços comercializados, e um exemplo disso são os e-commerces, onde é possível automatizar todo processo até o fechamento e também o pós-venda.
Por que automatizar os processos de vendas?
A automatização de qualquer processo dentro de uma empresa tem por objetivo principal otimizar o tempo e mitigar os erros, porém, vale dizer que o processo é tão eficiente quanto aqueles que o gerenciam. Isso significa que, apesar da automação de vendas funcionar, é necessária toda uma estratégia por trás dela para que os resultados sejam assertivos e condizentes com o seu mercado. Outros benefícios que podemos aferir quando implementada a automatização das vendas são:
– Aceleração do ciclo de vendas
Ciclo de vendas é o tempo entre o primeiro contato com o lead e a conclusão da venda, o que pode demorar dias ou até meses a depender do produto. Utilizando automatização das vendas, é possível reduzir esse ciclo, uma vez que muitas etapas ocorrem antes até de chegar a um vendedor, e isso traz motivação para a equipe comercial, que ganha competitividade. Também é possível configurar notificações que vão para cada vendedor mostrando alguma atividade que o prospecto executou, para que assim ele possa agir com as técnicas de vendas para acelerar as mesmas. Outro ponto importante que vem com um ciclo de vendas menor é a redução do custo de aquisição de clientes, o CAC, sobre o qual falaremos mais em um artigo futuro.
– Atendimento personalizado
Eliminando do escopo dos vendedores várias tarefas repetitivas com a automatização, isso permite que a equipe possa focar mais em fazer um atendimento personalizado e mais próximo aos clientes. Isso é uma coisa muito importante para quebrar objeções, tirar dúvidas e até perceber oportunidades de fazer um upsell. O pós-venda também se beneficia muito disso, pois o vendedor pode fazer um acompanhamento mais próximo do cliente, garantindo sua satisfação e até gerando uma fidelização.
– Redução de custos
Por fim, temos que destacar que automatizar tarefas impacta diretamente na redução dos custos, pois otimiza as atividades dos vendedores, assim, mesmo com uma equipe enxuta, é possível fazer um bom número de vendas. Para isso, é importante ter um profissional para gerir o software de automação que entenda muito bem do processo para que essas medidas possam ser realmente eficientes.
Automação de marketing e automação de vendas: entenda a diferença
O marketing é importante para as vendas, porém, ele começa bem antes e tem na sua estrutura tarefas diferentes, mas que também podem ser automatizadas. Gerenciamento de anúncios, captação e nutrição de leads, geração de conteúdo e afins são atividades que cabem ao marketing, buscando sempre colocar o prospecto mais próximo do fundo do funil de vendas. Já a automação de vendas é quem vai atuar a partir do momento em que o marketing entrega o lead para o setor, sendo assim, as áreas se complementam, mas têm atividades bem definidas.
Quais são os processos de vendas que podem ser automatizados?
Considerando que o setor de marketing fez o seu trabalho e entregou os leads para a equipe de vendas, vários dos processos podem ser automatizados para aumentar as chances de conversão desses contatos. Assim que o lead entra na base, já é possível configurar automaticamente para que ele receba conteúdos focados em fazê-lo avançar na jornada de compra, e isso permite em sequência a automatização de outros processos.
– Automatização da previsão de vendas
Uma das coisas que uma boa plataforma de automatização de vendas permite é que você possa categorizar os leads, fazendo um lead scoring, que é uma forma de definir quais são as prioridades de contato. Definindo critérios que têm a ver com as características do seu negócio, é possível categorizar os leads para saber quais estão mais propensos à conversão, e, seguindo a média, fica mais fácil fazer uma previsão de vendas realista.
– Agendamento do follow up
Podemos dizer que um lead é uma pessoa que está interessada ou no mínimo curiosa quanto à solução que você está oferecendo, e conforme vai recebendo mais conteúdos, as objeções surgem naturalmente. Por isso, é preciso ter uma estratégia de follow up, que trata de acompanhar esse cliente durante sua jornada pelo funil de vendas e retomar o contato de quando em quando. Com um CRM, por exemplo, isso pode ser agendado e o vendedor recebe notificações para que possa abordar o cliente com novos argumentos que quebrem a objeção posta anteriormente.
– Relatórios automatizados
Outra vantagem da automatização de vendas é que tudo fica documentado, então, cada etapa do processo gera dados importantes que depois podem ser compilados em relatórios automaticamente. Relatórios esses que são bastante detalhados e podem mostrar um panorama bem completo da situação comercial de um negócio, dando ao gestor as ferramentas para aprimorar todo o seu sistema de força de vendas. Observando os pontos positivos e os pontos de melhoria, e depois fazendo comparativos com outros períodos, fica mais simples visualizar o desempenho de todos, inclusive para apresentar aos seus colaboradores, a fim de melhorar a performance de todos. Então, é hora de colocar essa automatização de vendas na sua empresa e ter tempo para focar na melhoria operacional do seu negócio.
Conclusão
Nos últimos anos, a automatização das vendas é uma estratégia que deixou de ser quase exclusiva de grandes empresas e startups e se tornou acessível para vários outros empreendedores, de vários portes. Há uma grande oferta de softwares no mercado, cada um com suas características e valores diferentes. O ped+ é uma solução que nós, da Weduu, desenvolvemos, para que você possa ter controle maior sobre suas vendas, seus pedidos, sua cadeia de suprimentos e seu gerenciamento de estoque, automatizando várias tarefas. Todas essas atividades podem ser melhor gerenciadas com um software de gestão robusto, como um bom sistema de pedidos, que conecta todas as pontas do processo.
Conheça tudo que o ped+ pode fazer por sua empresa e otimize suas vendas.
Se estiver pensando em obter ainda mais resultado, conheça também o vend+, o nosso sistema com foco na otimização da performance de vendas que oferece análise de dados de indústria e comportamento dos clientes finais, proporcionando uma visão abrangente e estratégica para impulsionar seus resultados.