Quebra e ruptura de estoque: como evitar e solucionar

ruptura de estoque
Ruptura de Estoque

As quebras e rupturas de estoque são um grande problema tanto para a indústria quanto para o varejo. Para enfrentar o desafio, é preciso assertividade e precisão.

Na indústria de bens de consumo, ruptura e quebra de estoque representam desafios significativos que afetam tanto os fabricantes quanto os varejistas. Atualmente, ruptura e quebra de estoque podem representar de 5 a 15% em perda de vendas. Ambos os termos se referem à situação em que um produto não está disponível para venda quando o shopper deseja adquiri-lo.

A seguir, vamos entender melhor como cada um desses problemas ocorre na cadeia de distribuição.

O que é ruptura de estoque?

A ruptura ocorre quando um produto não está disponível para o consumidor final devido à falta de estoque no ponto de venda. É uma situação que pode resultar em insatisfação do shopper, perda de vendas e até mesmo danos à reputação da marca. A ruptura de estoque pode ser causada por diversos fatores, como falhas na cadeia de suprimentos, previsões de demanda incorretas, problemas logísticos ou erros na gestão de estoque.

O que é quebra de estoque?

A quebra de estoque refere-se à perda de produtos devido a fatores como danos, roubo, deterioração ou obsolescência. Essa situação pode ocorrer em qualquer estágio da cadeia de suprimentos, desde a fabricação até o transporte e armazenamento nos pontos de venda.

Estoques maiores do que a demanda em determinado canal ou cliente podem ocasionar a quebra de estoque por vencimento de validade de produto.

Como evitar a ruptura e a quebra de estoque

Vamos à pergunta principal que você deve ter se feito ao ler este conteúdo: como evitar a ruptura de estoque? 

Simplificando a situação, uma ruptura de estoque se resolve adquirindo mais produtos e uma quebra de estoque é solucionada ao evitar compras excessivas da mercadoria. Em teoria, simples, na prática nem tanto.

Existem alguns fatores a serem considerados para garantir a assertividade e precisão tanto da indústria quanto do varejo para definição do volume e mix corretos.

1. Realize previsão de demanda com maior acuracidade:

Análise de dados históricos de vendas, tendências de mercado, sazonalidade e outros fatores relevantes para prever com precisão a demanda futura e ajustar os níveis de estoque de acordo com a real necessidade.

2. Monitore o estoque regularmente:

Estabeleça rotinas de monitoramento frequente para identificar quaisquer sinais de desequilíbrio entre a oferta e a demanda.

3. Estabeleça parcerias sólidas na cadeia de suprimentos:

Mantenha uma comunicação eficaz com fornecedores, transportadoras e outros parceiros na cadeia de suprimentos para garantir entregas pontuais e evitar atrasos que possam levar à ruptura de estoque.

4. Analisar regularmente os dados de desempenho do estoque:

Realize análises periódicas do desempenho do estoque para identificar padrões, tendências e áreas de melhoria, ajustando as estratégias conforme necessário. Identifique oportunidades de melhorias no mapa de erros.

5. Aposte em soluções de IA aplicadas para reduzir quebras e rupturas:

Otimize sua fronteira de eficiência com soluções de inteligência artificial que consigam analisar o histórico de compras, comportamento de vendas e desempenho do estoque, oferecendo uma contribuição relevante para as equipes de vendas e compras manter os níveis de estoque adequados.

como evitar ruptura de estoque

Conheça o recomend+ Indústria

O recomend+ Indústria é a solução desenvolvida pela Weduu para otimizar o pedido considerando mix e volume na medida certa para cada cliente. O recomend+, através de IA, avalia histórico, sazonalidade, tempo de entrega, objetivo de cobertura de estoque (DOH), além de outros fatores como inovação e promoção para indicar o pedido ideal para o cliente. Com a inteligência artificial do recomend+ indústria você:

  • Reduz ruptura e quebra de estoque: com a solução, pedidos são realizados com assertividade e precisão. O pedido na medida certa para o cliente correto. Assim, reduzindo o impacto no capital de giro, melhorando a produtividade do estoque e reduzindo tanto a ruptura quanto a quebra.
  • Melhora a previsibilidade de vendas: com uma análise robusta de histórico do cliente, sazonalidade e comportamento do estoque, a solução oferece maior assertividade na previsão de vendas, trazendo impactos positivos nos resultados.
  • Otimiza o mix de produtos: o recomend+ Indústria recomenda ao vendedor o mix ideal de produtos para garantir o melhor desempenho de estoque em cada cliente, eliminando riscos de ruptura e quebra de estoque.

Conclusão

Com o recomend+ Indústria você otimiza sua fronteira de eficiência e encontra o ponto de equilíbrio necessário para evitar a ruptura e quebra de estoque, além de contar com uma poderosa ferramenta para auxiliar sua equipe de vendas a sempre ter o pedido exato, no momento correto, no canal ideal.

Fale conosco e descubra como o recomend+ Indústria pode ajudar a otimizar ainda mais seu processo de vendas.

IA Generativa (GenAI): impactos no futuro dos negócios

IA Generativa (GenAI): impactos no futuro dos negócios

A Inteligência Artificial Generativa (GenAI) é o destaque para empresas que buscam otimizar seus processos e melhorar a análise de dados. Para isso, é necessário ajustar as operações para se adaptar às transformações dessa tecnologia e acompanhar as principais...

Cadeia de suprimentos: dicas e estratégias para melhorar a eficiência

Cadeia de suprimentos: dicas e estratégias para melhorar a eficiência

A cadeia de suprimentos (ou supply chain) é um dos pilares fundamentais para o sucesso logístico de qualquer empresa, tanto para as indústrias de bens de consumo quanto para o varejo. Uma gestão eficiente dessa cadeia de suprimentos pode não apenas otimizar a gestão...