O que é EDI? Vantagens e como implementar

No dia a dia, todo empresário sabe que o ativo mais importante para o sucesso da operação é gerenciar o tempo, e uma das ferramentas mais eficientes em fazer isso é de fato o que é o EDI.

EDI, Electronic Data Interchange, que em bom português seria intercâmbio eletrônico de dados, é uma maneira digital, simples e eficiente de conectar embarcadores e empresas logísticas para garantir um transporte mais eficiente.

Porém, com o crescimento da inteligência artificial, o EDI está se tornando uma solução do passado. Vamos entender exatamente o que é EDI, como funciona e o que o futuro traz para a evolução dessa tecnologia para a sua empresa.

Boa leitura.

O que é EDI?

A sigla EDI significa Eletronic Data Interchange, que podemos traduzir livremente para intercâmbio eletrônico de dados, interligando sistemas de duas empresas diferentes de forma totalmente automática.

Geralmente, esse intercâmbio é feito por parceiros comerciais, e é bastante comum entre empresas transportadoras e os contratantes de seus serviços, o que permite mais agilidade nos processos.

As mensagens eletrônicas são enviadas e processadas automaticamente pelas empresas, e isso representa uma economia de tempo gigantesca para o dia a dia da operação.

Vantagens do EDI

Como a inteligência artificial traz soluções que vão além do EDI?

As soluções modernas, por meio da inteligência artificial, entendem como conectar uma informação sem a necessidade de implementar sistemas em todos os pontos de conexão, traduzindo e interpretando dados de forma automática. Com isso, a implantação depende somente de quem irá receber as informações.

Automatização dos processos nas empresas é a maneira mais eficiente de otimizar e economizar tempo com as tarefas do dia a dia, e em várias atividades ainda traz mais assertividade, uma vez que os dados são coletados direto da fonte, mitigando erros humanos.

Além disso, há outros benefícios que sua empresa pode aproveitar adquirindo essa ferramenta.

Comunicação ágil

Os processos que dependem de troca de informações das empresas podem ficar travados simplesmente porque a informação não chega, porém, quando são padronizadas, podem ser enviadas automaticamente.

Ou seja, o seu parceiro não precisa esperar para dar sequência num procedimento logístico, por exemplo, uma vez que a informação chega a ele automaticamente.

Mais eficiência

Com as informações em tempo real disponibilizadas pelos EDIs modernos, os fornecedores podem saber exatamente o que será necessário, permitindo assim um melhor gerenciamento dos estoques.

O embarcador também pode se organizar melhor quanto a sua demanda, pois saberá exatamente como será o transcorrer da logística.

Otimiza a prestação de serviços

Esse processo, onde as informações são integradas e disponíveis em tempo real, permite que as entregas sejam otimizadas, evitando faltar produtos na prateleira.

Menos burocracias e custos

Só em papel de impressão e gastos com telefonia a economia já é absurda, fora que, com as informações assertivas disponíveis automaticamente, não serão necessários processos burocráticos que dependam de assinaturas de gestoras.

Com a certeza das informações disponíveis, não há necessidade de aprovações.

Mitigar erros 

A automatização dispensa a necessidade de preenchimentos manuais, sendo assim, os erros humanos são amplamente mitigados, e sabemos que, com menos erros na operação, menores são os prejuízos.

Fortalece o relacionamento entre parceiros

O uso de EDI moderno agrega mais credibilidade ao processo e isso permite com que as relações entre as empresas sejam mais transparentes, o que é ótimo para fortalecer a parceria.

edi na logistica

Como funciona a troca de informações através do EDI tradicional?

As trocas são feitas mediante a aprovação e o comum acordo entre as empresas, que precisam estar dispostas a fazerem essa troca de dados, desde que esses sigam um padrão para garantir a confiabilidade dos processos.

Existe até uma forma para padronizar essa troca de dados, que é chamado de “layout EDI”, um guia contendo as diretrizes de como esses arquivos devem ser gerados e transmitidos entre as empresas parceiras.

E como funciona o EDI moderno com inteligência artificial?

Ao contrário do parágrafo anterior, o EDI moderno não depende de layouts, sendo capaz de interpretar e traduzir dados em diferentes contextos usando a inteligência artificial. Sem acordos, sem depender de guias e diretrizes gerando ganhos significativos de produtividade e nível de serviço.

Como aplicar EDI moderno na sua empresa: confira o passo a passo

Para aplicar um processo de EDI, seja qual for o tipo, é preciso entender quais são as informações que serão pertinentes para otimizar as operações.

Então, separamos um passo a passo para fazer a implementação de um EDI na sua empresa, confira:

1. Obtenha o modelo de pedidos com o parceiro

Com os dados do modelo de pedidos, a inteligência artificial irá se adaptar à realidade de cada parceiro e começar a interpretar e integrar as informações. 

2. Estabeleça o fluxo de informações

Nem todas informações serão relevantes para ambas as partes, portanto é fundamental definir quais dados devem ir e voltar no processo de intercâmbio.

A ideia é que o processo seja prático, então, quanto mais assertivas forem as informações, mais ágil será a operação.

3. Priorize a curadoria de dados

Com o processo de curadoria, a inteligência artificial do EDI moderno irá entender cada vez mais os seus dados para que a integração ocorra sem erros e trazendo cada vez mais resultados positivos, sem necessidade de criação de layouts.

4. Busque uma ferramenta adequada

As informações precisam ser acuradas e automatizadas, para isso, um sistema eficiente é o que sua empresa precisa para realmente ser eficiente.

Pensando nisso, a Weduu criou o ped +, um sistema de pedidos online otimizando o desempenho da equipe de vendas e automatizando tarefas operacionais.

O nosso sistema também permite uma fácil integração para que possa ser usado como EDI moderno com seus parceiros. 

Conheça o ped+ e entenda como a solução da Weduu é a mais eficiente para sua empresa.

Conclusão

Agora que você sabe bem diferenciar o EDI tradicional e o EDI moderno com inteligência artificial, consegue ver como a otimização dos processos passa pelo acesso a informações relevantes e assertivas?

Então, conte com uma plataforma que reúna esses dados de forma simples e de fato otimize o sistema de força de vendas e tomada de pedidos no seu varejo.

A Weduu tem soluções modernas e eficientes para sua empresa, conheça.

Se estiver pensando em obter ainda mais resultado, conheça também o vend+, o nosso sistema com foco na otimização da performance de vendas que oferece análise de dados de indústria e comportamento dos clientes finais, proporcionando uma visão abrangente e estratégica para impulsionar seus resultados.

Melitta impulsiona eficiência logística com ped+ da Weduu

Melitta do Brasil reduz tempo de transmissão de pedidos de 48 horas para 20 minutos com IA da Weduu A parceria entre a Melitta e a Weduu trouxe mudanças significativas na gestão de pedidos, especialmente para clientes com alta demanda, como o Atacadão. Com o ped+, a...