DRP: o que é e dicas para o planejamento de distribuição

DRP é a sigla para Distribution Requirements Planning, que em português seria algo como Planejamento dos Requerimentos de Distribuição. Trata-se de um dos conceitos logísticos mais importantes para empresas de varejo, online e offline. É uma forma de gestão bem mais eficiente. Por isso, você precisa conhecer mais do seu funcionamento e das vantagens que essa ferramenta pode agregar à logística do seu negócio. Portanto, saiba tudo sobre o DRP e descubra como implementar esse tipo de solução na sua operação para ter um maior controle sobre a distribuição das suas mercadorias. Boa leitura.

O que é DRP?

Retomando a explicação, a sigla DRP significa Distribution Requirements Planning. É basicamente uma metodologia de planejamento de distribuição de insumos que é extremamente importante para empresas que atuam no varejo, em especial aquelas que operam no e-commerce. E quando falamos do DRP como metodologia, temos que falar também da aplicação, que é em formato de software desenhado para organizar os dados e informações logísticas que vão otimizar a cadeia de suprimentos e os processos de emissão de pedidos e de entregas. Há várias soluções em DRPs no mercado e todas podem trazer vantagens para sua operação (bem como para o processo de gestão de vendas como um todo). Ainda assim, a sua escolha precisa levar em conta as necessidades específicas do seu negócio, por isso vamos explicar melhor o funcionamento na prática dessa ferramenta. vantagens drp

Principais vantagens do DRP

Talvez a sua empresa até já possua algum tipo de planejamento de distribuição, o que ainda não está organizado é a aplicação disso por uma via tecnológica que traga mais agilidade para o processo. O ponto que deve guiar a sua decisão, além das vantagens que vamos citar, é o fato de que o objetivo é a ponta final, ou seja, sua mercadoria chegando com qualidade na mão do cliente. Porém, no ínterim do processo, existem outras operações que vão ser otimizadas por meio de um bom planejamento de distribuição, e sobre isso falaremos melhor na sequência.

– Ganho de equilíbrio no estoque

Uma das primeiras coisas que uma solução de DRP vai fazer para sua operação é balancear o estoque de forma adequada, pois muitas vezes, em meio a correria, a desorganização é inevitável. Quando você aplica o planejamento de distribuição, é possível organizar a reposição de produtos de uma forma que não haja excessos no ponto de venda nem falta na prateleira. Isso pensando em quem está no varejo físico, pois no e-commerce é ainda mais fundamental ter esse controle fino, uma vez que sua loja está vendendo 24 horas por dia, então os setores precisam estar interligados e funcionando de forma coesa.

– Mais eficiência operacional

Organizando bem os processos de distribuição e tendo um estoque mais equilibrado, a tendência é que a eficiência do setor operacional da sua empresa cresça e a produtividade aumente. O DRP pode sincronizar os setores e gerar a possibilidade de organizar processos de forma sincronizada, ou seja, quem vai repor lá na ponta tem todos os dados para saber como organizar da melhor forma. Com esse nível de organização que o planejamento de distribuição entrega, seu negócio economiza tempo e você ganha em produtividade.

– Otimização das rotas

Para logística, a eficiência da operação se dá muito por conta de como as rotas são desenhadas, e muitas vezes é difícil fazer isso de uma forma otimizada, simplesmente por não ter todos os dados. Quando os produtos saem de um estoque e começam a ir para os destinos finais, é preciso que haja uma estratégia para que a eficiência seja maior, e para isso, nada melhor do que um DRP que organize todas as operações intermediárias.

– Aprimoramento da experiência do cliente

O objetivo é a satisfação do cliente final, certo? E imagine só o produto que ele adquiriu chegando antes do previsto e com toda qualidade. Isso só é possível se você consegue otimizar bem o processo com um bom planejamento de distribuição para que a experiência do seu cliente seja realmente incrível. Porém, vamos entender o passo a passo desse planejamento para que você possa implementar. drp na pratica

DRP na prática: entenda cada etapa

De uma forma simples, podemos dividir a aplicação prática do DRP em 3 etapas:

  • Primeira etapa é fazer o controle da entrada das mercadorias no estoque, tendo sempre um inventário com a ajuda do sistema de gestão tecnológico.
  • A segunda etapa é entender toda a infraestrutura, levantando quais os recursos e equipamentos vão promover a otimização dos processos e assim organizar as tarefas operacionais.
  • Terceira e última etapa é fazer a previsão da demanda e verificar o estoque para que possa ter controle do transporte das mercadorias, fazendo um plano de produção, levando em conta a capacidade de abastecimento.

Para implementar essas 3 etapas, a melhor maneira é um software DRP que conecte esses setores e permita que a sua logística seja bem mais eficiente.

A importância do DRP na operação de transportes

Entenda também sobre gestão de distribuição e as suas vantagens O DRP é fundamental para organizar a logística de transportes de uma empresa no varejo, pois contribui para distribuição mais eficiente dos seus produtos, organizando as pontas que conectam o item da sua saída do centro de distribuição até o ponto de vendas final. O sistema também organiza todas as pontas da distribuição e permite que você verifique o escopo geral do processo e otimize cada uma das etapas. Rotas otimizadas, operacional ágil e entregas antes do prazo, tudo isso economiza dinheiro na sua operação e ainda promove a maior satisfação do cliente final.

Conclusão

Agora você conheceu tudo sobre o DRP, a ferramenta para fazer o planejamento de distribuição ideal para sua loja, tanto no mundo do e-commerce quanto nas operações físicas. E o ideal é ter uma solução que você possa aplicar e gerenciar não só a logística das entregas, mas também a entrada e a organização dos pedidos, assim todas as pontas do processo estarão bem guarnecidas. Por fim, se o assunto é soluções DRP e otimização dos processos de varejo, a Weduu tem as ferramentas ideias para o seu negócio, conheça. Se estiver pensando em obter ainda mais resultado, conheça também o vend+, o nosso sistema de gestão de canais. 

Melitta impulsiona eficiência logística com ped+ da Weduu

Melitta do Brasil reduz tempo de transmissão de pedidos de 48 horas para 20 minutos com IA da Weduu A parceria entre a Melitta e a Weduu trouxe mudanças significativas na gestão de pedidos, especialmente para clientes com alta demanda, como o Atacadão. Com o ped+, a...