Automatização de pedidos: tecnologia para agilizar processos e aumentar vendas

A sua empresa vive de vendas e, dependendo do volume da demanda, a automatização de pedidos pode vir a calhar para desafogar um pouco as tarefas do dia a dia.

Hoje em dia, até mesmo o WhatsApp pode ser utilizado para fazer pedidos, o que é bastante conveniente, já que estamos falando do aplicativo de mensagens mais popular do Brasil.

Agora, quanto mais canais sua empresa tem para receber solicitações, fica mais complicado organizar e atender todos, principalmente naqueles horários de pico, e negligenciar atendimento é um caminho para perder vendas.

Então, para não correr esse risco, confira no artigo de hoje como implementar a automatização de pedidos na sua loja, inclusive com opções que contemplam o WhatsApp e outros canais de vendas.

Boa leitura.

O que é a automatização de pedidos?

A automatização de pedidos ou automação, como também pode ser chamada, trata-se de utilizar a inteligência artificial para que seus clientes possam fazer uma compra inteira, sem precisar de contato com um atendente.

As lojas virtuais operam dessa maneira, onde você entra, faz a sua compra, paga e automaticamente o pedido segue para os outros setores para separação e envio.

Esses pedidos podem passar por algum tipo de aprovação dependendo de cada operação, principalmente para emissão de documentos fiscais, mas em geral a maioria das etapas ocorre automaticamente, sem intervenção necessária.

Também serve para automatizar as compras junto aos seus fornecedores, pois, aliada a um ERP, esses podem aprovar um pedido de forma remota e já converter em faturas dentro dos parâmetros que a contabilidade exige.

benefícios na automatização de pedidos

– Como funciona?

A automatização de pedidos integra vários setores de uma empresa para que as compras possam ser solicitadas aos fornecedores de forma bem mais ágil, assim como as vendas para os seus clientes.

Sem um sistema de gestão, ainda é possível fazer essa automação, mas ainda assim será necessária ao menos uma ferramenta de vendas, pois será necessário cadastrar os produtos seguindo alguns critérios para viabilizar essa função.

O melhor é usar plataformas que possam se integrar aos ERPs para que você tenha uma comunicação mais ágil com os fornecedores, controle de estoque e projeção de vendas para ter uma logística otimizada.

Quais os benefícios por automatizar pedidos?

Os benefícios são vários e, dependendo do tipo de produto ou serviço que sua empresa oferece, pode ser mais ou menos vantajoso. 

De cara podemos ressaltar a agilidade, pois, como dispensa as ações humanas, o processo de compra e venda acontece bem mais rapidamente, além do fato de diminuir os custos com contratações de profissionais.

Algumas outras vantagens são:

– Padronização na comunicação

Mesmo que haja um formulário para preencher um pedido, as chances são que alguns vão preencher de forma diferente, mesmo se tratando de produtos iguais.

Automatizando, você padroniza todos os pedidos, o que facilita a comunicação, garante mais assertividade, o que ajuda a garantir uma boa pontuação no OTIF (On-time In-full).

Também favorece a emissão de relatórios e compilados que serão muito úteis na hora de elaborar planejamentos e fazer reajustes na precificação.

– Atendimentos mais rápidos

As principais soluções de automatização de pedidos permitem a integração com aplicativos de mensagem, como o WhatsApp, e isso faz com que seu cliente possa preencher um pedido direto pela conversa e você recebe as informações corretas para dar sequência à compra.

É mais comodidade para o cliente e praticidade para suas operações, o que torna o atendimento muito mais rápido, propiciando até que você escale o setor.

– Minimiza erros

Falamos brevemente sobre esse tópico ao longo deste texto e aqui vale aprofundar, pois uma das vantagens de automatizar tarefas repetitivas é a minimização ou até extinção de erros operacionais inerentes à função.

O preenchimento manual de pedidos está exposto a vários fatores, um deles é a interpretação de quem preenche, mas se isso se torna automatizado tudo vai seguir um padrão, o que deixa os erros diminutos.

Por outro lado, cabe a sua empresa disponibilizar todos os recursos para que o cliente tenha as informações necessárias para fazer o pedido sozinho. Caso esteja muito confuso, as chances dele desistir da compra aumentam.

Utilize imagens para auxiliar o entendimento dele e se possível salve as preferências dele para que futuras compras sejam ainda mais ágeis.

– Mensagens por meio de inteligência artificial

Integrando o sistema  de automação de pedidos com um canal de comunicação, como o WhatsApp, é possível enviar mensagens personalizadas por meio de inteligência artificial para o seu cliente. Além de permitir que ele faça o pedido a qualquer hora do dia pelo WhatsApp.  

– Integração com gateway de pagamento

É muito importante para o sucesso da automatização de pedidos ter várias formas de pagamentos ao final do processo para que o cliente possa concluir sua compra também de forma automática.

Para isso, os gateways de pagamento são necessários para o funcionamento do processo. Portanto, precisam ser integrados ao software de gestão dos pedidos.

As ferramentas para conclusão do pagamento são várias, a maioria delas ligada a instituições bancárias, ou seja, o seu banco atual pode ter alguma solução para esse fim, que pode ser integrada à plataforma de automatização dos pedidos.

Sua escolha deve ser direcionada levando em conta as taxas e custos desse serviço e também o que vai facilitar a vida do seu consumidor. 

Como usar a automatização de pedidos

Como escolher o melhor sistema para automatizar pedidos?

Os critérios que mostramos a pouco para a escolha dos gateways de pagamento se aplicam também para a plataforma de automatização dos pedidos.

Então, busque aquela que ofereça as boas soluções para você gerir os pedidos conforme a demanda da sua loja, mas que também proporcionem ao cliente uma experiência agradável na hora da compra.

Esse equilíbrio não é tão simples, por isso é bom analisar bastante as opções antes de fechar o contrato.

Tecnologia na automatização: como utilizá-la?

Reiterando o que já falamos ao longo do conteúdo, o caminho ideal é ir ao encontro do cliente. Então, considerar por exemplo o WhatsApp como canal de vendas é uma alternativa interessante, afinal, é o aplicativo mais popular para trocas de mensagens.

Isso faz com que o cliente possa iniciar uma conversa até fora do expediente, tirar dúvidas sobre os produtos ou serviços e até efetuar a compra de forma totalmente automática. Por isso, é importante usar soluções que atendam bem a todas as etapas desse ciclo.

O ped+, da Weduu. foi desenvolvido justamente com esse pensamento de otimizar todas as etapas do ciclo de compra dos consumidores.

A nossa plataforma pode ser integrada com vários canais de comunicação, incluindo WhatsApp, Telegram e afins. Então, não importa de onde vier seu tráfego, o seu cliente poderá fazer o pedido sozinho.

Da sua parte, a gestão fica centralizada em um único lugar, o que te dá uma visão completa das suas vendas, permitindo ajustes na logística e também no marketing.

E não é só isso, há muito mais vantagens em implementar o ped+ na sua loja, é só clicar e conferir.

Conclusão

A automatização de pedidos é a chave para que sua empresa possa aumentar o volume de vendas, sem necessariamente investir em uma grande estrutura e contratação de funcionários.

Fazer essa gestão tecnológica é muito vantajoso para qualquer negócio, e provavelmente seus concorrentes sabem disso e até já usam. 

Portanto, conheça as soluções que a Weduu tem para sua empresa e torne seu negócio mais competitivo.

Melitta impulsiona eficiência logística com ped+ da Weduu

Melitta do Brasil reduz tempo de transmissão de pedidos de 48 horas para 20 minutos com IA da Weduu A parceria entre a Melitta e a Weduu trouxe mudanças significativas na gestão de pedidos, especialmente para clientes com alta demanda, como o Atacadão. Com o ped+, a...